Reforma do Edifício Multiuso do Estado irá trazer revitalização e valorização para o complexo Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, no RJ


O Governo do Rio de Janeiro iniciou a reforma geral do Edifício Multiuso do Estado, localizado no complexo de favelas Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul carioca. O projeto de recuperação do equipamento público é do programa ”Cidade Integrada” e conta com investimento de R$ 15 milhões. A Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop-RJ) será responsável por reformar inicialmente as áreas internas da edificação, restabelecer uma série de serviços públicos gratuitos e gerar oportunidades turísticas no equipamento.
O governador Cláudio Castro destacou a importância da recuperação do prédio público, ressaltando que ela fortalecerá o complexo Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, além de oferecer mais opções de serviços e atrações culturais para a população e turistas. Segundo ele, a reforma ampliará as oportunidades para frequentadores tanto nacionais quanto estrangeiros.
Como será a reforma
Ao término das etapas previstas, as intervenções trarão quatro novos elevadores, um Restaurante Escola da Faetec, uma Biblioteca Parque, um Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), o Museu de Favela do Cantagalo (MUF), entre outros espaços e estabelecimentos. A revitalização e modernização do prédio beneficiarão diretamente a comunidade local, composta por mais de 31 mil moradores e aproximadamente mil pessoas que utilizam diariamente o espaço público.
Para Ruth Jurberg, coordenadora do ”Cidade Integrada”, a reforma é um marco importante para o complexo Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, pois visa melhorar não apenas a infraestrutura, mas também os serviços oferecidos à população. Ela destacou o cuidado da equipe em planejar e executar as obras, visando o bem-estar e o desenvolvimento da região.