Chuva histórica supera marca em Niterói e atinge estágio de alerta máximo, provocando transtornos em comunidades vulneráveis


A forte chuva que atingiu Niterói, chegou no ponto mais alto na noite do último sábado (15/01), registrando 120,2 milímetros em uma hora, superando a marca histórica do município. Esse volume representa mais de 80% da média esperada para todo o mês de janeiro. A cidade entrou em estágio de alerta máximo na madrugada deste domingo, o quarto em uma escala de quatro estágios, segundo a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia.
Sirenes foram acionadas em diversas comunidades, incluindo Morro do Estado, Morro da Penha, Boa Vista, Jurujuba, Cavalão, Preventório, Travessa Beltrão e Morro do Palácio. Mais de 350 agentes municipais, incluindo operadores de trânsito, equipes de serviços públicos, limpeza, Defesa Civil, Assistência Social e Samu, estão nas ruas para atenuar os impactos da chuva.

A Defesa Civil orienta que em caso de acionamento de sirenes, é recomendado dirigir-se imediatamente para os pontos de apoio estabelecidos, residências de familiares ou amigos em locais seguros.
As condições do tempo nesta segunda-feira serão marcadas pelo aumento das temperaturas e instabilidades em médios níveis da atmosfera. O céu irá variar entre parcialmente nublado e nublado, com previsão de pancadas de chuva rápidas e isoladas no período da tarde. As temperaturas apresentarão elevação na Região Metropolitana, podendo atingir até 36ºC em alguns pontos do Grande Rio.
Advertisement

Chuva histórica atinge Niterói, ultrapassando a marca de 120,2 milímetros em uma hora, superando a média esperada para todo o mês de janeiro.
A cidade de Niterói foi fortemente afetada por uma chuva intensa no dia 15 de janeiro, que atingiu o ponto mais alto na noite de sábado com um acumulado de 120,2 milímetros em apenas uma hora. Esse valor supera a marca histórica de precipitação na cidade, representando mais de 80% da média esperada para todo o mês de janeiro.
O evento meteorológico levou a cidade a entrar em estágio de alerta máximo durante a madrugada de domingo, sinalizando a gravidade da situação climática e a necessidade de medidas de prevenção.
As sirenes foram acionadas em diversas comunidades, incluindo Morro do Estado, Morro da Penha, Boa Vista, Jurujuba, Cavalão, Preventório, Travessa Beltrão e Morro do Palácio. A prefeitura mobilizou mais de 350 agentes municipais, incluindo operadores de trânsito, equipes de serviços públicos, limpeza, Defesa Civil, Assistência Social e Samu, para atenuar os impactos da chuva.
Segundo a Defesa Civil, em caso de acionamento das sirenes, a população deve se dirigir imediatamente para os pontos de apoio estabelecidos ou procurar residências de familiares e amigos em áreas seguras. Enquanto isso, as condições climáticas para a segunda-feira indicam um aumento das temperaturas e instabilidades em médios níveis da atmosfera. Previsão de pancadas de chuva rápida e isolada no período da tarde, com céu variando entre parcialmente nublado e nublado. As temperaturas devem subir na Região Metropolitana, podendo atingir até 36ºC em alguns pontos do Grande Rio.