Renovação da concessão de trechos rodoviários em SP prevê postos de pedágio
No último dia 26, foi publicado o edital de renovação da concessão dos trechos de entrada na região metropolitana de São Paulo pelas rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, juntamente com a construção de uma ligação viária entre as cidades de Itapevi, Cotia e Embu. O projeto, denominado Lote Nova Raposo, prevê a instalação de 13 postos de cobrança automática de pedágio, sendo três deles localizados no trecho da Raposo dentro da capital paulista.
De acordo com o edital, sob a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), os aumentos progressivos das tarifas serão autorizados após a conclusão das melhorias viárias previstas na licitação. Os acréscimos tarifários variarão conforme o tipo de benfeitoria realizada, podendo chegar a até 61% em determinados casos.
O grupo empresarial vencedor da concessão poderá operar o sistema por 30 anos, com investimentos previstos em torno de R$ 7,3 bilhões. A abertura dos envelopes está agendada para o dia 25 de novembro, na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
Os moradores das regiões próximas aos trechos afetados manifestam preocupações em relação à cobrança de pedágio em áreas urbanas e ao aumento do fluxo de veículos decorrente das melhorias propostas. Movimentos populares contestam as propostas do projeto e pedem por intervenções que minimizem os impactos nas comunidades locais.
Apesar das críticas, o governo estadual defende a renovação da concessão como uma medida que trará benefícios, incluindo a redução das tarifas em alguns trechos e a melhoria da segurança viária. Projetos como a construção de pistas marginais contínuas e interligações viárias visam a redução do número de acidentes e congestionamentos nas rodovias.
Por outro lado, adaptações no projeto, como a mudança da localização de uma ponte e a inclusão de viadutos para preservar áreas verdes protegidas, são algumas das medidas tomadas após críticas da população local. O governo ressalta que estudos de trânsito e demandas da prefeitura foram considerados para garantir a viabilidade e sustentabilidade do projeto.
Com previsão de significativas intervenções na zona oeste da capital, a renovação da concessão dos trechos rodoviários em São Paulo promete transformações importantes para a mobilidade urbana e a infraestrutura viária da região metropolitana.