
PT decide apoiar candidato do MDB em Maceió
No dia 29 de agosto, o Partido dos Trabalhadores (PT) determinou a retirada da sua candidatura própria à Prefeitura de Maceió e definiu o apoio ao deputado federal emedebista Rafael Brito. A decisão foi tomada pelo diretório nacional do PT, anulando a escolha do advogado e ex-vereador Ricardo Barbosa feita pelo diretório municipal.
Com 16 votos a favor e 2 contrários, a direção nacional do PT decidiu que a melhor estratégia seria uma composição com o MDB, partido da base aliada do governo Lula. O presidente do diretório municipal, Marcelo Nascimento, afirmou que a decisão vai de encontro à vontade da militância, que defendia uma candidatura própria para fortalecer o partido em Maceió.
Ao apoiar Rafael Brito, candidato apoiado pelo governador Paulo Dantas, pelo senador Renan Calheiros e pelo ministro dos Transportes Renan Filho, o PT busca ampliar suas alianças e participação na política local. A executiva municipal do partido irá se reunir para definir se irá pleitear o posto de vice na chapa liderada por Brito.
A eleição em Maceió tem o atual prefeito JHC como favorito para renovar o mandato, com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Rafael Brito surge como o principal desafiante de JHC, buscando uma polarização que se consolidou na eleição estadual de 2022 e que promete se repetir em 2026.
Além de Brito e JHC, disputam a eleição o ex-deputado Lobão e a jornalista Lenilda Luna. Com a saída do PT da disputa, o PSOL também pode lançar uma candidatura própria em Maceió.