DestaqueUOL

PT desiste de candidatura própria em Maceió e apoia deputado do MDB em eleição para prefeito, contrariando desejo da militância




PT decide apoiar candidato do MDB em Maceió

PT decide apoiar candidato do MDB em Maceió

No dia 29 de agosto, o Partido dos Trabalhadores (PT) determinou a retirada da sua candidatura própria à Prefeitura de Maceió e definiu o apoio ao deputado federal emedebista Rafael Brito. A decisão foi tomada pelo diretório nacional do PT, anulando a escolha do advogado e ex-vereador Ricardo Barbosa feita pelo diretório municipal.

Com 16 votos a favor e 2 contrários, a direção nacional do PT decidiu que a melhor estratégia seria uma composição com o MDB, partido da base aliada do governo Lula. O presidente do diretório municipal, Marcelo Nascimento, afirmou que a decisão vai de encontro à vontade da militância, que defendia uma candidatura própria para fortalecer o partido em Maceió.

Ao apoiar Rafael Brito, candidato apoiado pelo governador Paulo Dantas, pelo senador Renan Calheiros e pelo ministro dos Transportes Renan Filho, o PT busca ampliar suas alianças e participação na política local. A executiva municipal do partido irá se reunir para definir se irá pleitear o posto de vice na chapa liderada por Brito.

A eleição em Maceió tem o atual prefeito JHC como favorito para renovar o mandato, com o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Rafael Brito surge como o principal desafiante de JHC, buscando uma polarização que se consolidou na eleição estadual de 2022 e que promete se repetir em 2026.

Além de Brito e JHC, disputam a eleição o ex-deputado Lobão e a jornalista Lenilda Luna. Com a saída do PT da disputa, o PSOL também pode lançar uma candidatura própria em Maceió.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo