Oficina Estilhaça: Transformando Vidas através do Teatro na Zona Norte do Rio de Janeiro

Oficina Estilhaça: Transformando Vidas Através da Arte na Zona Norte do Rio de Janeiro
Localizada em Irajá, zona norte do Rio de Janeiro, a Oficina Estilhaça é uma iniciativa que vem impactando positivamente a vida de adultos, jovens e crianças da comunidade e de bairros vizinhos desde sua criação em 2018. O projeto teve início com uma apresentação do espetáculo “O Rei Leão”, idealizada por Matheus Raineri, ator, diretor e dramaturgo, que rapidamente identificou a necessidade de promover a arte teatral na região.
Raineri, junto com sua colega Gizelly de Paula, hoje dirige a Oficina Estilhaça, que tem como objetivo democratizar o acesso às artes cênicas, inspirando a veia artística de cada indivíduo e incentivando o contato com a cultura local. Além disso, o projeto busca oferecer a experiência única de subir ao palco, algo que para muitos participantes se tornou um sonho realizado.
A escolha de Irajá para sediar a Oficina foi estratégica. A região, onde Matheus é natural e tem uma forte ligação afetiva, carece de acesso à cultura, tornando-se um local ideal para promover transformações por meio da arte. Desde sua inauguração, a Oficina já impactou mais de 500 alunos, diretamente ou indiretamente, e foi vista por mais de 20 mil espectadores em mais de dez espetáculos apresentados em diversas localidades, como o Teatro Miguel Falabella e o SESC Madureira.
Atualmente, a Oficina Estilhaça está em fase de preparação para dois novos espetáculos, “O Rei Leão” e “O Jovem Frankenstein”, que serão lançados em 2025 no Teatro Cesgranrio. Outro destaque é a realização do “FESCEC 2024 – Festival Estilhaça de cenas curtas”, que reunirá artistas e alunos em dramaturgias próprias, promovendo a diversidade cultural e artística na região.
Além dos festivais e espetáculos, a Oficina Estilhaça tem planos ambiciosos para 2024, incluindo a reativação da Casa da Regina Miranda, um espaço cultural em Laranjeiras dedicado a uma renomada bailarina brasileira. Com essa iniciativa, a Oficina busca ampliar a diversidade cultural para além da zona norte, estendendo seu acolhimento artístico para toda a cidade do Rio de Janeiro.
Para saber mais sobre a Oficina Estilhaça, acesse o site oficial em https://www.ciaestilhaca.com.br/.