DestaqueUOL

O uso dos garments na Igreja Mórmon: uma expressão de fé, significado e compromisso com os convênios sagrados.




Artigo sobre o uso dos garments na Igreja Mórmon

Os garments na Igreja Mórmon: Expressão de fé e dedicação


O uso dos garments é também uma expressão de fé e dedicação, diferenciando os membros comprometidos da Igreja de outros grupos. As roupas são utilizadas tanto de dia quanto de noite, servindo como um lembrete constante dos compromissos sagrados e para manter a conexão espiritual e a proteção proporcionada por esses convênios.

A cerimônia de investidura e o significado dos garments


As roupas íntimas sagradas, chamadas de garments, fazem parte de um rito realizado dentro dos templos mórmons, explica Rogério Santos, 44. Ele foi mórmon por mais de 20 anos, chegando a atuar dentro da instituição como missionário por dois anos na Bahia e até mesmo como bispo (função similar a de um pastor) no interior de São Paulo.

No templo, quando o membro adulto recebe sua investidura, ele passa por um rito onde veste apenas uma bata e participa de uma ablução, um processo em que são ditas palavras específicas ungindo com óleo algumas partes do corpo, representando a lavagem e purificação.


Segundo o ex-bispo, é nesse momento que, pela primeira vez, uma pessoa veste os garments, que representam, segundo a crença mórmon, as roupas que Deus confeccionou para Adão e Eva quando foram expulsos do Jardim do Éden. A partir daí, relata Rogério, “o membro se compromete a usá-los dia e noite como lembrete dos convênios (pactos) realizados no templo.”

“Ritual maçônico”


Rogério explica que para os homens o uso dos garments começa normalmente a partir dos 18 anos, quando recebem o sacerdócio e se preparam para ser missionários de tempo integral.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo