DestaqueUOL

Israel alerta França sobre possíveis ameaças de ataques terroristas às delegações no dia da abertura dos Jogos Olímpicos




Presença de agentes do Shin Bet

Presença de agentes do Shin Bet

No dia anterior à cerimônia de abertura, Israel alertou a França sobre possíveis ameaças de “ataques terroristas” contra seus atletas e turistas por grupos apoiados pelo Irã. Sem mencionar nenhuma ameaça específica, o ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, escreveu ao seu colega francês, Stéphane Séjourné, em uma carta datada de quinta-feira, 25 de julho, cuja cópia foi divulgada para a mídia: “Atualmente, temos avaliações de possíveis ameaças de grupos terroristas iranianos e outras organizações terroristas para realizar ataques terroristas contra membros da delegação israelense e turistas israelenses durante os Jogos Olímpicos”.

Israel também acusou o Irã de “terrorismo digital” com o objetivo de “incutir medo” na delegação israelense. Vale lembrar que Teerã saudou o sangrento ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, mas alegou não estar envolvido.

Até o momento, não foi feita nenhuma ligação entre essas várias ameaças e o Irã. “Não é segredo que esses Jogos Olímpicos são um pouco mais difíceis para todos nós, mas temos toda a confiança na organização da segurança”, declarou a presidente do Comitê Olímpico de Israel, Yaël Arad, ao embarcar para a França.

Em termos concretos, os atletas israelenses que participarão dos Jogos se beneficiam de segurança pessoal 24 horas por dia, fornecida por membros das unidades de elite da polícia francesa. Eles acompanharão os atletas, em uniforme ou em trajes civis, dentro da Vila Olímpica em Saint-Denis, onde ficarão hospedados como a maioria das outras delegações olímpicas. Eles também estarão presentes em todos os passeios e no caminho de ida e volta para os locais dos eventos.

Mas para os serviços responsáveis pela segurança dos atletas, o trabalho começou muito antes, como lembrou Michel Fauvergue, ex-membro do parlamento pela maioria presidencial e ex-chefe da Raid.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo