Responsável por captar as imagens televisivas dos Jogos Olímpicos, o OBS aborda questões de estereótipos e sexismo
O Olympic Broadcasting Services (OBS) é responsável por capturar e transmitir as imagens televisivas dos Jogos Olímpicos para as emissoras detentoras dos direitos ao redor do mundo. Recentemente, o diretor executivo do OBS, Yiannis Exarchos, fez declarações à imprensa sobre a forma como algumas imagens estão sendo captadas durante o evento, apontando para a existência de estereótipos e sexismo.
Segundo Exarchos, em alguns eventos, as imagens são filmadas de maneira que evidencia diferenças no tratamento entre atletas homens e mulheres. Ele ressaltou que as mulheres atletas não estão ali por questões de atratividade, mas sim por serem atletas de elite.
O diretor do OBS apontou o problema como um “viés inconsciente”, onde os operadores de câmera e diretores de televisão tendem a dar mais close-ups nas atletas mulheres do que nos homens. Para abordar essa questão, os organizadores de Paris 2024 estão implementando medidas para valorizar o esporte feminino, como programar a maratona feminina como o evento de encerramento das competições, inovando em relação à tradição de sempre encerrar com a versão masculina.
Exarchos também destacou que tradicionalmente as finais dos esportes coletivos começam com as competições femininas, enquanto nos esportes de força e combate as competições femininas geralmente ocorrem pela manhã, seguidas das masculinas à tarde.