
Americano James Baldwin completa seu centenário
No próximo dia 2, o renomado escritor americano James Baldwin comemoraria cem anos de vida. Baldwin é considerado um dos principais ícones da literatura e da retórica antirracista do século 20.
A editora Companhia das Letras, responsável pela publicação das obras de Baldwin no Brasil desde 2018, prepara o lançamento de traduções inéditas para o próximo ano. Entre elas, está o seu primeiro romance, provisoriamente intitulado “Falai nas Montanhas”, e um compilado de ensaios chamado “Ninguém Sabe o Meu Nome”.
Cinco livros para conhecer a literatura de James Baldwin
‘Notas de um Filho Nativo’ (1955)
Considerado um dos principais livros de ensaios do autor, traz reflexões sobre cultura, política e a vida como um homem negro nos Estados Unidos pré-Lei dos Direitos Civis.
‘O Quarto de Giovanni’ (1956)
Romance que aborda o amor entre dois homens brancos na Europa, destacando-se como um clássico queer em uma época em que o tema era pouco explorado na literatura.
‘Terra Estranha’ (1962)
Ficção de destaque, narra as relações de um grupo de amigos em Nova York na década de 1950, com foco em um romance inter-racial em meio ao cenário jazzístico da época.
‘Da Próxima Vez, o Fogo’ (1963)
Coletânea que inclui uma carta de Baldwin a seu sobrinho, com reflexões sobre a libertação dos escravizados nos Estados Unidos, e um depoimento do autor sobre seu percurso intelectual.
‘Se a Rua Beale Falasse’ (1974)
Drama emocionante sobre um casal negro interrompido por uma prisão injusta, que foi adaptado para o cinema e recebeu um Oscar nas mãos do diretor Barry Jenkins.