DestaqueUOL

Copom deve manter taxa Selic estável em 10,5% ao ano: oportunidade para investidores em títulos de renda fixa refereenciados ao IPCA.







Artigo: Copom deve manter taxa Selic em 10,5% ao ano na próxima reunião

Copom deve manter taxa Selic em 10,5% ao ano na próxima reunião

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) está prestes a realizar mais uma reunião para decidir sobre a taxa básica da economia brasileira. Tudo indica que a decisão será manter a taxa Selic estável em 10,5% ao ano. Essa seria a segunda reunião consecutiva em 2024 sem alterações na taxa.

No entanto, apesar da estabilidade esperada, há uma distorção nos preços de mercado que pode ser explorada pelos investidores. De acordo com análises recentes, a trajetória da taxa Selic e da inflação medida pelo IPCA tem sido semelhante nos últimos anos. Sempre que o IPCA sobe, a Selic também sobe, e vice-versa. Portanto, seria natural esperar um aumento na taxa Selic apenas se a inflação voltasse a subir.

Mas as projeções para a inflação apresentam um cenário diferenciado. Com o IPCA em torno de 4% em 2024 e expectativas similares para 2025, dentro da faixa objetivo do BC de 3% ao ano, é improvável que haja a necessidade de aumento da Selic. No entanto, contratos negociados na Bolsa de Valores indicam um possível aumento de quase 2% na taxa de juros nos próximos 12 meses, o que elevaria a Selic para 12,5% em julho de 2025.

Diante desse cenário, investir em títulos ou fundos de renda fixa referenciados ao IPCA e prefixados pode representar uma boa oportunidade para o médio e longo prazo. É importante considerar as movimentações do Fed, o Banco Central americano, que deve iniciar um ciclo de redução da sua taxa básica ainda este ano, influenciando as decisões no mercado brasileiro.

Por Michael Viriato, assessor de investimentos e sócio fundador da Casa do Investidor.

E-mail para contato: exemplo@exemplo.com

Siga o De Grão em Grão nas redes sociais e acompanhe as dicas de investimentos no Instagram.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo