DestaqueUOL

Brasileiro Willian Lima garante medalha na final do judô das Olimpíadas de Paris após vitória decisiva contra adversário do Cazaquistão.





Brasileiro Willian Lima está na final do judô das Olimpíadas de Paris

Brasileiro Willian Lima está na final do judô das Olimpíadas de Paris

O Brasil tem um representante na final do judô das Olimpíadas de Paris. Willian Lima venceu Gusman Kyrgyzbayev, do Cazaquistão, e avançou para a final da categoria até 66 kg neste domingo (28). Com essa vitória, ele garantiu ao menos a medalha de prata.

Nascido em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, Willian Lima, de 24 anos, é atleta do Clube Pinheiros desde 2015 e também terceiro-sargento da Marinha.

O judô entrou na vida de Lima aos seis anos, mesmo não sendo sua primeira opção esportiva. Devido à altura e idade, não pôde começar na natação, mas encontrou na luta uma paixão na Associação Namie de Judô, onde se destacou ao longo dos anos.

Lima é uma das revelações das Olimpíadas de Paris-2014. Sua primeira grande conquista pelo Brasil ocorreu em 2019, nos Jogos Mundiais Universitários em Napoli, Itália, onde conquistou a medalha de bronze.

Em 2019, também obteve o bronze no Grand Slam de Brasília, um torneio que garante muitos pontos no ranking do judô. A partir daí, Willian Lima não parou mais. No ano seguinte, em 2020, conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Budapeste.

Nos jogos Pan-Americanos de Judô de 2021, em Lima, o atleta brasileiro conquistou o ouro na categoria até 66 kg. No ano seguinte, repetiu o feito na mesma competição e ainda levou o ouro na equipe mista do Brasil.

Na edição dos Pan-Americanos de 2023, Willian Lima ganhou a medalha de bronze e emocionado dedicou a conquista à sua esposa, Maria Júlia, e ao seu filho Dom, que na época tinha apenas 28 dias de vida.

Em suas redes sociais, Lima compartilha sua rotina de preparação para as lutas, inclusive treinando enquanto carrega o bebê. Ele se inspira em outros atletas que fazem o mesmo, como o judoca Lasha Shavdatuashvili da Geórgia, que deu a medalha para o filho no pódio.

No Pan de Judô do Rio de Janeiro, em 2024, Willian Lima ficou com o ouro e agora busca repetir o feito nas Olimpíadas. Ele expressa o desejo de compartilhar esse momento especial com seu filho Dom, planejando estar nas Olimpíadas de Paris juntos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo