DestaqueUOL

União Europeia envia 1,5 bilhão de euros à Ucrânia provenientes de ativos russos congelados em acordo do G7


UE envia 1,5 bi de euros à Ucrânia em lucros de ativos russos congelados

Nesta sexta-feira (26), a União Europeia confirmou o envio de 1,5 bilhão de euros (R$ 9,2 bilhões) à Ucrânia, provenientes de lucros de ativos russos congelados no âmbito das sanções contra Moscou.

A iniciativa foi resultado de um acordo firmado durante a reunião de líderes do G7, realizada na Itália no mês de junho. O objetivo é utilizar os proventos desses bens para auxiliar Kiev no contexto da guerra que o país enfrenta.

“A UE está ao lado da Ucrânia. Hoje transferimos 1,5 bilhão de euros em lucros de ativos russos congelados em favor da defesa e da reconstrução da Ucrânia”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Essa medida é vista como mais um passo em direção ao fortalecimento do apoio europeu à Ucrânia e à sua busca por estabilidade e segurança em meio ao conflito que se arrasta na região.

Os recursos provenientes dos ativos russos congelados representam um reforço significativo para as finanças ucranianas, possibilitando investimentos em áreas como infraestrutura, segurança e reconstrução de regiões afetadas pelos confrontos.

A decisão da UE de destinar essa quantia à Ucrânia reforça o compromisso do bloco em apoiar os esforços do país em busca de resolução pacífica de seus conflitos e no caminho rumo à estabilidade e ao desenvolvimento.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo