DestaqueUOL

Secretária do Tesouro dos EUA confiante em acordo de empréstimo de 50 bilhões de dólares para a Ucrânia até outubro




Acordo entre os países ricos e democráticos para empréstimo à Ucrânia está próximo, diz secretária do Tesouro dos EUA

Acordo entre os países ricos e democráticos para empréstimo à Ucrânia está próximo, diz secretária do Tesouro dos EUA

Por David Lawder

RIO DE JANEIRO (Reuters) – Em entrevista exclusiva à Reuters nesta sexta-feira, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, afirmou que “tudo parece bem” para que o Grupo dos Sete países ricos e democráticos chegue a um acordo sobre os termos de um empréstimo de 50 bilhões de dólares para a Ucrânia, garantido por ativos russos, até outubro.

Yellen, que participava de uma reunião de líderes financeiros do G20 no Rio de Janeiro, revelou que as negociações para avançar com o empréstimo foram construtivas. Um dos pontos discutidos foi a demanda dos EUA para garantias de que os ativos permaneçam congelados por um período de tempo mais longo.

Essa iniciativa visa fornecer suporte financeiro crucial para a Ucrânia em um momento de instabilidade econômica devido ao conflito com a Rússia. O empréstimo garantido por ativos russos demonstra a cooperação entre os países envolvidos e a preocupação em auxiliar a Ucrânia em meio às adversidades.

O desfecho positivo dessas negociações poderá trazer alívio para a economia ucraniana e fortalecer as relações entre os membros do G7. A expectativa é que o acordo seja finalizado até o mês de outubro, trazendo benefícios tangíveis para a região e fortalecendo a confiança entre os países envolvidos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo