DestaqueUOL

Postagem desinformativa falsa afirma que Brasil tem 203 milhões de habitantes e traz dados equivocados sobre empreendedores e beneficiários do Bolsa Família.

Desinformação sobre a população brasileira é disseminada nas redes sociais

Uma postagem viral que circula nas redes sociais tem causado polêmica ao divulgar informações falsas sobre a população do Brasil. O texto, acompanhado de um gráfico, afirma que o país possui 203 milhões de habitantes, sendo que 43 milhões são empreendedores, empresários e funcionários; 12 milhões são servidores públicos; 39 milhões são aposentados, pensionistas e dependentes de auxílios; 53 milhões são crianças e adolescentes de até 18 anos; e 56 milhões são beneficiários do Bolsa Família.

No entanto, segundo dados oficiais do IBGE, essas informações são completamente falsas. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo instituto, o número de trabalhadores no Brasil ultrapassa os 100 milhões, e não apenas 43 milhões como diz a postagem desinformativa. Além disso, a população total do país já passou dos 216 milhões, contrariando os 203 milhões mencionados no texto.

Outro ponto importante a ser destacado é em relação aos beneficiários do Bolsa Família. Embora a postagem afirme que os 56 milhões de beneficiários são todos dependentes do auxílio, a realidade é que muitos deles possuem emprego e não dependem exclusivamente do benefício do governo. Segundo dados do IBGE, 1,2 milhão de pessoas que recebem o Bolsa Família têm emprego com carteira assinada.

Por fim, embora o número de servidores públicos mencionado na postagem esteja correto, é relevante ressaltar que a proporção de cargos públicos no Brasil é menor se comparada a outros países da região. Levantamentos demonstram que na Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Chile e México a porcentagem de servidores públicos em relação à população é superior à do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo