
Variação dos Preços nos EUA em Linha com Expectativas
No último mês, a variação dos preços nos Estados Unidos está de acordo com a expectativa dos analistas, que aguardavam um aumento de 0,1%, conforme apontado por um consenso publicado pelo site briefing.com.
A inflação subjacente, que exclui os dados voláteis sobre alimentos e energia, permanece estável ao longo do ano em 2,6%, mantendo-se consistente com os dados de maio. No entanto, houve um ligeiro aumento durante o mês, chegando a 0,2%, em comparação com 0,1% no mês anterior, mais uma vez alinhado com as projeções dos especialistas.
Esse resultado provavelmente será recebido de forma positiva pelos mercados, que buscam qualquer indício que possa antecipar o tão aguardado primeiro corte nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed), esperado para o primeiro semestre do ano, mas adiado várias vezes devido à inflação persistente.
Após uma queda acentuada em 2023, a inflação se estabilizou nos primeiros seis meses deste ano em um patamar acima da meta de longo prazo de 2% estabelecida pelo Fed, levando as autoridades a adotarem uma postura de paciência e cautela em relação às decisões de política monetária.
Os dirigentes do banco central americano reforçaram que a primeira redução das taxas de juros estará fundamentada nos indicadores macroeconômicos, com o objetivo de garantir que a inflação evolua de maneira estável em direção aos 2%, conforme destacado repetidamente pelo presidente do Fed, Jerome Powell.
Esses dados refletem a importância da monitoração constante da inflação e sua influência nas decisões econômicas do país, sinalizando um cenário de prudência por parte das autoridades monetárias americanas.