Frei José Clemente Müller morre aos 72 anos na UPA de Copacabana após sofrer parada cardíaca em hotel no Rio


Internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Copacabana, na Zona Sul do Rio, o Frei José Clemente Müller, que atualmente era Vigário Paroquial da Fraternidade do Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha, faleceu na noite desta quarta-feira (24), em decorrência de uma parada cardíaca.
No final da última quarta-feira, Frei José Clemente, de 72 anos, que estava de partida do hotel no qual estava hospedado, sentiu-se mal e foi socorrido por funcionários da recepção. O religioso foi primeiro atendido por uma unidade SAMU e depois conduzido para a UPA do bairro, nas proximidades do hotel.
Apesar do socorro, Frei José Clemente deu entrada na UPA inconsciente e com saturação baixa. Por apresentar quadro grave, o frade teve que ser imediatamente entubado e encaminhado à Sala Vermelha.
A Ordem dos Franciscanos relatou em seu site que o médico plantonista que atendeu o Frei teria dito que o religioso estaria estabilizado e realizando exames para definir a adoção do tratamento adequado. Às 23h, no entanto, Frei José Clemente sofreu uma parada cardíaca. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas o franciscano faleceu às 23h28.
O frade voltava de São Paulo, onde teria participado do retiro de uma Congregação de Irmãs Religiosas. O religioso estava passando alguns dias na capital fluminense, para depois retornar à Vila Velha, no Espírito Santo.
Entre 2003, Frei José Clemente Müller esteve à frente da Fraternidade Santo Antônio, no Largo da Carioca, no Centro do Rio, como Reitor do Santuário Santo Antônio. No ano seguinte, o frade atuou como assistente da Ordem Franciscana Secular (OFS), em Ipanema, na Zona Sul da capital.
O velório de Frei José Clemente será realizado, nesta sexta (26), a partir das 9h, no Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca.
O sepultamento será realizado após a celebração da Missa das 15h.
Advertisement
