
Cassado em setembro de 2023, ex-vereador planeja nova candidatura
O ex-vereador Camilo Cristófaro, cassado em setembro de 2023 devido a falas racistas, está articulando uma nova candidatura para a Câmara Municipal de São Paulo. Mesmo penalizado com a inelegibilidade por oito anos, Cristófaro precisa de uma decisão judicial para poder concorrer nas eleições de outubro.
Em um áudio enviado a seus apoiadores e obtido pelo Painel, Cristófaro anunciou que oficializará sua nova candidatura a vereador no próximo sábado (27), durante a convenção do Podemos, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele também alertou que quem não comparecer será cortado do “POT”, o Programa Operação Trabalho da Prefeitura de São Paulo.
“Todos os participantes do POT devem comparecer. Quem não for, estará desligado. Vamos levar bandeiras, o evento será das 10h ao meio-dia. É muito importante, pois logo em seguida o fundo eleitoral será distribuído, e o tamanho do candidato importa”, afirmou Cristófaro.
O Programa Operação Trabalho concede auxílio a pessoas desempregadas e de famílias de baixa renda em São Paulo, em troca de serviços de zeladoria, manutenção e limpeza.
Questionado pela coluna, Cristófaro minimizou o assunto, afirmando que a possível candidatura é um problema pessoal. O Podemos e a Prefeitura de São Paulo não se manifestaram sobre o caso.
Em 2022, o ex-vereador foi flagrado usando a expressão “é coisa de preto” durante uma sessão na Câmara. Após 503 dias, ele foi cassado por quebra de decoro parlamentar após votação na Casa Legislativa.