DestaqueUOL

Ex-presidentes latino-americanos barrados na Venezuela denunciam chantagem e pressões de Maduro no bloqueio do espaço aéreo.







Artigo – Incidente no Panamá com Ex-Presidentes

Incidente no Panamá com Ex-Presidentes preocupa América Latina

No último sábado, o ex-presidente do Panamá, Mulino, utilizou a rede social X para explicar o incidente que resultou no bloqueio do espaço aéreo venezuelano para um grupo de ex-presidentes da América Latina. Segundo Mulino, a situação foi motivada por tal bloqueio, o que gerou controvérsia e preocupação na região.

O grupo afetado era composto pelos ex-presidentes Mireya Moscoso (Panamá), Miguel Ángel Rodríguez (Costa Rica), Jorge Quiroga (Bolívia) e Vicente Fox (México), todos membros da Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (Grupo Idea) e críticos do governo de Maduro. Em entrevista ao Grupo Fórmula do México, Fox denunciou a maneira como foram tratados, alegando chantagem e pressões vindas da Venezuela.

Na quinta-feira, o dirigente chavista Diosdado Cabello anunciou que eles não seriam bem-vindos na Venezuela. Em seu programa de televisão, Cabello afirmou que o país deve ser respeitado e que não permitiria que causassem tumulto em seu território.

O incidente ocorrido no Panamá se soma a alertas na região devido às declarações de Maduro sobre um possível “banho de sangue” em caso de vitória da oposição. Líderes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Gabriel Boric, do Chile, manifestaram preocupação com a situação.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo