DestaqueUOL

Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados não recebe autorização do governo da Venezuela para acompanhar eleições presidenciais.

Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados não obteve autorização para acompanhar eleições na Venezuela

No UOL News da manhã desta sexta-feira (26), o deputado federal Lucas Redecker (PSDB-RS), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, afirmou que o colegiado não recebeu autorização do governo venezuelano para acompanhar as eleições que acontecerão no país neste domingo (28).

Os venezuelanos estão se preparando para a eleição presidencial, que é considerada a mais importante dos últimos dez anos. No processo eleitoral de turno único, o candidato com mais votos será eleito como o novo presidente do país.

O deputado Redecker explicou que a Comissão recebeu um convite da oposição na Venezuela para designar um grupo de parlamentares como observadores internacionais durante as eleições. No entanto, após questionarem a oposição sobre questões de segurança, foi informado que não seria possível garantir a recepção e a proteção necessárias.

Após entrar em contato com o Itamaraty, foi esclarecido que não é função do órgão brasileiro auxiliar nesse tipo de acompanhamento eleitoral fora do país.

Diante disso, o acompanhamento das eleições na Venezuela será feito à distância pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, que, mesmo não podendo estar fisicamente presentes, irá seguir de perto os desdobramentos do processo eleitoral na nação sul-americana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo