
Parceria Internacional entre EUA e Brasil para formentar ações climáticas
Após um pronunciamento conjunto da secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, os governos dos Estados Unidos e do Brasil divulgaram um comunicado inédito sobre a questão climática. O anúncio foi feito durante o encontro do G20, grupo que reúne as 20 principais economias do mundo, realizado no Rio de Janeiro.
De acordo com o comunicado, intitulado “Parceria pelo Clima”, os dois países se comprometeram a trabalhar em conjunto, tanto bilateralmente quanto multilateralmente, para enfrentar os desafios ambientais urgentes e promover a integração regional e nacional de economias sustentáveis e resilientes. A parceria será fundamentada em quatro pilares: cadeias de suprimento de energia limpa, mercados de carbono de alta integridade, finanças da natureza e da biodiversidade, e fundos climáticos multilaterais.
Os governos dos EUA e do Brasil afirmaram que a Parceria pelo Clima ajudará a desenvolver políticas e liderar reformas em instituições internacionais, visando tornar os investimentos público e privado mais eficientes para enfrentar os desafios climáticos. O objetivo é promover tecnologias para energia limpa, cadeias de valor resilientes, mercados de carbono íntegros e conservação da biodiversidade.
Além disso, a parceria prevê a colaboração em fóruns multilaterais, como o G20, para avançar a agenda de ação climática e promover investimentos em tecnologias limpas. Destaca-se também a iniciativa dos Fundos de Investimento Climático e a exploração de oportunidades na Janela Futura do Fundo de Tecnologia Limpa do CIF, com apoio dos Estados Unidos.
O comunicado também faz menção às recentes enchentes no Rio Grande do Sul, no Brasil, e expressa solidariedade às vítimas, reforçando o compromisso conjunto em enfrentar os desafios ambientais e climáticos. Ambos os países destacaram a importância de ações colaborativas para promover transições justas e o desenvolvimento econômico sustentável.
Essa parceria inédita entre EUA e Brasil demonstra um compromisso conjunto em avançar na agenda ambiental e climática, buscando soluções inovadoras e práticas para enfrentar os desafios globais e promover um desenvolvimento sustentável para as futuras gerações.