DestaqueUOL

Tropas israelenses recuperam corpos de cinco reféns em Gaza após ataque do Hamas; manifestações em Washington contra Netanyahu




Recuperação de reféns em Gaza

Tropas israelenses recuperam corpos de reféns mantidos em Gaza pelo Hamas

No último dia 25 de agosto, o Exército de Israel anunciou a recuperação dos corpos de cinco reféns que estavam em cativeiro na Faixa de Gaza desde o ataque realizado pelo Hamas em 7 de outubro do ano passado. Entre os corpos encontrados estão os da civil Maya Goren e dos soldados Ravid Aryeh Katz, Kiril Brodski, Tomer Ahimas e Oren Goldin.

Os restos mortais foram descobertos durante uma operação em Khan Yunis, cidade do sul de Gaza, realizada no dia 24 de agosto. De acordo com as Forças Armadas, os quatro soldados foram mortos durante o ataque lançado pelo Hamas contra o sul de Israel em outubro do ano passado.

Maya Goren, que havia sido sequestrada durante a ofensiva, teve sua morte anunciada em dezembro, mas seu corpo estava sob posse dos terroristas do Hamas. Seu marido, Avner Goren, também foi morto durante o ataque de 7 de outubro.

Os corpos de Maya e Goldin foram encontrados e resgatados durante operações realizadas pelas tropas israelenses, trazendo alívio para suas famílias e comunidades locais. Os eventos geraram protestos em Washington contra o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, que discursou no Congresso dos Estados Unidos no mesmo dia em que os corpos foram recuperados.

Com o desfecho do resgate dos reféns, a região viveu momentos de tensão e confronto, refletindo a complexa situação entre Israel e Gaza. A contagem de vítimas e detenções relacionadas ao conflito continua a marcar a região, com números alarmantes de mortos e feridos dos dois lados.

Após mais de nove meses de duração da ofensiva, as consequências da guerra continuam a afetar a vida dos habitantes de Gaza, que enfrentam escassez de alimentos, água e medicamentos. A situação é agravada pela falta de resoluções internacionais efetivas para o conflito, como evidenciado pela decisão da Corte Internacional de Justiça em relação a Israel e ao Hamas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo