
Temperaturas elevadas e baixa umidade marcam o clima em São Paulo
No dia de hoje, São Paulo promete mais um dia seco e com altas temperaturas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), boa parte do estado está sob alerta laranja de perigo devido à baixa umidade do ar. O aviso também se estende para algumas regiões de Minas Gerais e Centro-Oeste.
O bloqueio atmosférico tem elevado as temperaturas na parte da tarde nas últimas semanas, impedindo a formação de grandes nuvens de chuva e o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil, conforme explica a Climatempo.
Nesta quarta-feira, a cidade de Barretos, no noroeste paulista, registrou a menor umidade relativa do ar, com apenas 13%. Já na capital paulista, São Paulo, o índice foi de 26%, segundo a Defesa Civil estadual, após ter marcado apenas 13% na terça-feira.
A Organização Mundial de Saúde recomenda que os índices de umidade não sejam inferiores a 60% para a saúde humana, pois o tempo seco pode causar problemas respiratórios. Por isso, é importante manter-se hidratado e evitar a exposição direta ao sol entre 11h e 16h.
A previsão é de que apenas na próxima semana ocorra uma virada com chuva e queda na temperatura em São Paulo, com a chegada de uma frente fria. Até lá, os paulistas terão que lidar com a variação térmica, com frio pela manhã e à noite, e calor durante a tarde.
O Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura de São Paulo prevê predominância de sol e temperaturas em elevação para esta quinta-feira, com formação de neblina nas primeiras horas do dia. As temperaturas devem variar entre 12°C e 27°C, com previsão de máxima de 29°C na sexta-feira e até 30°C no domingo.