
Cerca de 45 mil agentes, drones de vigilância e 10 mil militares estão mobilizados para garantir a segurança durante a cerimônia de abertura, que ocorrerá entre o Trocadéro e a ponte de Bir-Hakeim. Diferentes dispositivos de segurança foram acionados no trabalho prévio, incluindo cães detectores de explosivos e mergulhadores especializados na desativação de possíveis ameaças.
Além disso, os barcos que estarão presentes no local também passaram por inspeções minuciosas, visando evitar qualquer problema de segurança ou falha técnica. Cerca de 20 embarcações permanentes foram transferidas temporariamente e os proprietários realojados em hotéis, retornando para suas casas flutuantes somente após o término da cerimônia.
Para transportar os 6.800 atletas que participarão do desfile da cerimônia, foram preparados 250 ônibus. Ao todo, serão 205 delegações e 85 barcos desfilando por duas horas e meia. Dez embarcações estão reservadas como reforço, caso haja alguma avaria, e outras 15 trabalharão na organização do desfile, que será sincronizado com o ‘show’ nas margens do rio, nas pontes e nos telhados de Paris.
Além disso, vários barcos da Olympic Broadcasting Services (OBS) estarão na água para filmar o evento, enquanto embarcações de emergência e segurança, inicialmente amarradas, estarão preparadas para intervir caso necessário. A transmissão do evento promete ser grandiosa, com a captura de imagens de diferentes ângulos e a garantia de que todos os protocolos de segurança sejam seguidos à risca.