Agência BrasilDestaque

OAB SP promove evento Julho das Pretas e realiza 1º Congresso Jurídico de Mulheres Negras em São Paulo, celebrando contribuição e luta por igualdade.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) está preparando um evento especial para o próximo sábado (27), o Julho das Pretas. O destaque será o 1º Congresso Jurídico de Mulheres Negras de São Paulo, uma inciativa da Comissão Permanente de Igualdade Racial da OAB SP. O objetivo do evento é reconhecer a importante contribuição das mulheres negras na advocacia e na luta por justiça e igualdade.

Durante o evento, diretoras e conselheiras da OAB SP serão homenageadas com a Medalha Tereza de Benguela, uma premiação instituída em 2023 para reconhecer a relevância de suas contribuições para a área. Este evento marca o Julho das Pretas, que celebra duas ações históricas significativas para as mulheres negras, sendo o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, conhecida como ‘Rainha Tereza’, líder quilombola do século XVIII.

O 1º Congresso Jurídico de Mulheres Negras de São Paulo abordará temas importantes para a atuação das mulheres negras no cenário jurídico. Entre os tópicos discutidos estarão o ativismo judicial na esfera penal, o planejamento tributário empresarial e os desafios de um novo código civil. A secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione Almeida, destacou a importância do evento em promover o reconhecimento e fortalecer a articulação das mulheres afrodescendentes na luta contra o racismo estrutural e a opressão.

O evento será dividido em painéis com quatro mulheres, sendo duas mediadoras e duas palestrantes, abordando temas como Ativismo Judicial na Esfera Penal, Planejamento Tributário Empresarial – Reforma e Jurisprudência, e os Desafios de um Novo Código Civil. O Congresso é gratuito e aberto ao público, das 9h às 16h, na sede da OAB SP, na Rua Maria Paula, 35, na Bela Vista. Para mais informações e inscrições, é possível acessar o site do evento. Este evento promete ser uma oportunidade única para aprender e discutir questões relevantes do direito, além de homenagear mulheres negras que têm feito a diferença na sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo