
Nesta quinta-feira (25), uma nova pesquisa de intenção de voto foi divulgada nos Estados Unidos, trazendo Donald Trump numericamente à frente de Kamala Harris na corrida presidencial. Ambos os candidatos, no entanto, estão tecnicamente empatados, com o republicano registrando 48% da preferência dos eleitores e a democrata com 46%.
O levantamento foi realizado pelo New York Times em parceria com a Universidade Siena, ouvindo 1.142 pessoas entre os dias 22 e 24 de julho, e com margem de erro de 3,3 pontos percentuais.
No mês anterior, após o debate entre Trump e Joe Biden, a diferença entre o presidente atual e o republicano era de seis pontos percentuais, o que sugere uma redução da distância com a entrada de Kamala na disputa.
Um estudo conduzido pela CNN e pelo instituto de pesquisa SSRS apresentou resultados semelhantes, com Trump numericamente à frente, recebendo 49% das intenções de voto contra 46% de Kamala. Já a pesquisa da Reuters/Ipsos, a primeira após a desistência de Biden da eleição, apontou a democrata à frente com 44%, contra 42% do republicano.
No mesmo levantamento, Kamala superou Trump fora da margem de erro em um cenário que incluía o candidato Robert F. Kennedy Jr., com a democrata obtendo 42%, Trump com 38% e Kennedy Jr. alcançando 8% das intenções de voto.
Embora as sondagens sejam importantes indicadores para as campanhas, estar à frente nelas não garante a vitória nos EUA, já que a eleição é indireta, realizada por meio do Colégio Eleitoral, composto por 538 delegados. Em 2016, Trump venceu com 306 delegados, mesmo tendo menos votos populares do que Hillary Clinton, que obteve 232 delegados.