Inteligência da Prefeitura do Rio leva à prisão de membro de quadrilha de sequestro na Barra da Tijuca


Gustavo Oliveira de Souza, de 32 anos, foi preso na última terça-feira (23/07), na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca. Segundo a polícia, ele é integrante de uma quadrilha que pratica roubos e sequestros relâmpagos na região. A prisão do criminoso aconteceu graças à recém inaugurada Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública (CIVITAS) da Prefeitura do Rio.
O sistema de combate ao crime no Rio de Janeiro já funciona em parceria com o Disque Denúncia dentro do Centro de Operações Rio (COR). A ideia é que a ferramenta de monitoramento ajude as forças de segurança estaduais e os próprios órgãos municipais com informações sobre ocorrências na cidade.
Casal sequestrado na Barra
No dia 14 de julho, imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um casal foi abordado por um SUV preto, de onde desembarcaram três homens armados. Os criminosos obrigaram as vítimas a realizar diversas transferências bancárias e a sacar dinheiro por aproximadamente duas horas. O casal também teve o carro roubado.
Através da análise de câmeras de segurança espalhadas pela cidade, a polícia civil descobriu que outros membros da quadrilha utilizaram um carro branco para dar cobertura aos comparsas durante a abordagem ao casal.
“Ao analisar essas imagens, nós já tivemos nossa atenção despertada para o comportamento desse carro branco né, em seguida nós arrecadamos imagens dos prédios ao redor e também dos locais onde os saques foram efetivados e através dessas imagens nós verificamos que esse veículo branco também esteve nos locais onde os saques foram realizados. Então nós temos certeza da participação também desse carro na empreitada criminosa.”, disse o delegado Neilson Nogueira, responsável pelas investigações.
Já nesta terça-feira (23), enquanto alguns agentes da polícia civil participavam da Ação Integrada Ordo, eles avistaram o carro branco dos autores do crime, conseguiram abordar o veículo e prender o suspeito, que também estava em posse de um celular roubado. O homem era o condutor do carro e foi filmado por câmeras de segurança de uma drogaria no momento em que obrigava uma das vítimas a fazer os saques eletrônicos.
Na delegacia, ele confessou a participação no crime e deu informações sobre o grupo de criminosos, que é composto por pelo menos cinco moradores da Ilha do Governador.
Advertisement
