DestaqueUOL

Ex-juíza argentina é presa na Espanha por participação em rede de adoções irregulares envolvendo lucro financeiro





A polícia espanhola, em comunicado nesta quinta-feira (25), anunciou a prisão de uma ex-juíza argentina que estava foragida e era procurada por sua suposta participação em uma rede “irregular” de adoções em seu país.

A mulher, cuja identidade não foi revelada pelas autoridades espanholas, mas que a imprensa argentina apontou como Alejandra Velázquez, é acusada de obter lucro financeiro durante sua gestão como titular de um Tribunal de Família em Pilar, cidade próxima a Buenos Aires, na Argentina.

Segundo as investigações, a ex-juíza teria estimulado as assistentes sociais e membros da equipe técnica do tribunal sob sua responsabilidade a irem aos bairros mais pobres em busca de “barrigas disponíveis”, visando a realização de adoções ilegais.

Essa prisão levantou uma série de questões sobre o funcionamento do sistema judiciário argentino e a ética no exercício da magistratura. A conduta da ex-juíza trouxe à tona a necessidade de maior controle e transparência nos processos de adoção e proteção da infância no país.

As autoridades espanholas e argentinas estão colaborando estreitamente para esclarecer totalmente o caso e garantir que a justiça seja feita. Espera-se que a ex-juíza responda por seus atos perante a lei e que medidas sejam tomadas para prevenir situações similares no futuro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo