
Empresário Luciano Hang condenado por difamação e injúria
O empresário Luciano Hang, conhecido por ser dono da rede de lojas Havan, foi condenado pela 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul por difamação e injúria contra o arquiteto Humberto Tadeu Hickel.
Hang, que é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez comentários ofensivos contra o arquiteto após Hickel manifestar sua oposição à instalação de uma réplica da estátua da Liberdade em uma loja da Havan em Canela, Rio Grande do Sul, em 2020.
O caso, que inicialmente foi julgado improcedente em Canela, teve a decisão revertida pelo Tribunal de Justiça, que condenou o empresário a um ano e quatro meses de prisão, posteriormente substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de indenização ao arquiteto.
Os advogados de Hickel destacaram a importância da mensagem enviada pela Justiça à sociedade, reforçando a necessidade de coibir discursos odiosos e agressivos.
O arquiteto havia argumentado que a estátua da Havan representava uma violência simbólica contra a cidade de Canela, sendo um elemento estranho à sua história.
A inauguração da loja, que ocorreu em novembro de 2021, gerou controvérsia devido à altura da réplica da estátua e à polêmica em torno de sua instalação.
Luciano Hang afirmou que irá recorrer da decisão, criticando a condenação e ressaltando a importância da liberdade de expressão em meio a debates políticos e ideológicos.