Prêmio EBC de Combate às Fake News: Organizações e veículos de comunicação têm até 31 de julho para se inscreverem.

O objetivo do prêmio é identificar e dar visibilidade a projetos que abordem o tema da desinformação e que tenham sido produzidos e publicados entre 1º de junho de 2021 e 1º de junho de 2024. As iniciativas inscritas serão avaliadas e premiadas em quatro categorias: Televisão/Audiovisual, Rádio, Plataformas Digitais e Mobilização Comunitária. O vencedor de cada categoria receberá um reconhecimento financeiro no valor de R$10 mil.
Além disso, há um edital especial destinado aos profissionais das instituições parceiras da EBC que compõem a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), nas categorias de Rádio e TV. Os interessados nessa modalidade também devem se inscrever até o dia 31 de julho pelo site do prêmio.
Os projetos inscritos serão avaliados por comissões compostas por representantes da EBC, da Secretaria de Comunicação/Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, de organismos internacionais e de instituições de pesquisa públicas e privadas.
Além do Prêmio de Combate à Desinformação, a EBC também lançou o Prêmio EBC de Comunicação Pública, que engloba três eixos principais: combate à desinformação, incentivo à produção audiovisual nacional e reconhecimento à produção radiofônica do país. Essa premiação busca valorizar obras destacadas em festivais de cinema por todo o Brasil e destacar talentos musicais que concorrem em categorias diversas.
Os regulamentos e cronogramas de cada eixo do prêmio estão disponíveis no site oficial da premiação. Não perca a oportunidade de participar e contribuir para o combate à desinformação no Brasil.