Agência BrasilDestaque

Policiais baianos prendem terceiro suspeito de participação no assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete em Salvador.

Na noite da última terça-feira (23), policiais civis do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) da Bahia realizaram mais uma prisão relacionada ao assassinato da líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete. Ydney Carlos dos Santos de Jesus foi detido em Salvador sob a acusação de participar da execução de Mãe Bernadete, que ocorreu em Simões Filho, região metropolitana de Salvador.

Jesus é o terceiro dos cinco acusados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) a ser preso, após as detenções de Arielson da Conceição Santos e Sérgio Ferreira de Jesus em setembro de 2023. Os outros dois denunciados, Josevan Dionísio dos Santos e Marílio dos Santos, continuam foragidos, com este último possuindo quatro mandados de prisão em aberto.

Mãe Bernadete, de 72 anos, foi assassinada em agosto de 2023 em sua sede na associação quilombola, na presença de seus netos, por homens armados supostamente ligados ao tráfico de drogas. A líder quilombola era conhecida por sua luta contra o tráfico na região e sua oposição à construção de uma barraca ilegal em área de preservação ambiental, que seria utilizada para o comércio de entorpecentes pelos acusados.

O MP-BA aponta Arielson e Josevan como os autores do homicídio, agindo a mando de Marílio e Ydney, membros de uma facção criminosa de tráfico de drogas. Sérgio Ferreira teria fornecido informações que levaram ao assassinato de Mãe Bernadete e orientado os executores. Além disso, Arielson e Josevan são acusados de roubar celulares da líder quilombola e de seus netos.

Na última segunda-feira (22), a 1ª Vara Criminal de Simões Filho determinou que Arielson, Sérgio e Marílio deverão ser julgados por um júri popular. Marílio, apesar de foragido, já possui advogado de defesa constituído. A ação penal foi desmembrada para agilizar o julgamento dos acusados que estão sob custódia. Enquanto isso, as buscas continuam pelos dois foragidos, Josevan e Marílio, a fim de que sejam responsabilizados pelo brutal assassinato de Maria Bernadete Pacífico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo