
Presidente Lula critica impactos da globalização sobre a pobreza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira, 24, os impactos da globalização sobre a pobreza e apontou que o tema da fome é o mais atual e desafiador da humanidade. Lula participou do pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, plataforma que vai ligar regiões necessitadas a países e entidades que se propõem a financiar projetos locais.
Em um evento que sucedeu o lançamento do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e da Nutrição no Mundo (SOFI)”, da FAO (Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que indicou um aumento da fome no mundo, o presidente ressaltou que os dados apresentados são “estarrecedores”.
Lula enfatizou que a globalização neoliberal agravou a questão da pobreza, afirmando que “nunca tiveram tão pouco e tão poucos concentraram tanta riqueza”. Ele também destacou a existência de um “apartheid nutricional” no mundo, onde a obesidade tem se tornado um problema cada vez mais presente na questão da má nutrição.
Para o presidente, o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é um dos momentos mais relevantes de seu mandato. “Estamos dando um passo decisivo para colocar esse tema no centro da agenda internacional”, afirmou.