Campanha mundial de alerta contra as hepatites virais acontece no dia 28 de julho, com ações de testagem e conscientização.


As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Para alertar sobre essa infecção que atinge o fígado e causa alterações leves, moderadas ou graves, uma campanha mundial é realizada todo dia 28 de julho.
As hepatites podem ser causadas por vírus, medicamentos, álcool, outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Estas são doenças silenciosas e muitas vezes não apresentam sintomas. Quando se manifestam, os sintomas podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C, com as infecções pelos vírus B e C frequentemente tornando-se crônicas. Devido à ausência de sintomas, muitas pessoas desconhecem sua condição, permitindo que a doença evolua por décadas sem diagnóstico. O avanço da infecção compromete o fígado, podendo causar fibrose avançada, cirrose, câncer hepático e até a necessidade de transplante.