DestaqueUOL

Brasil lança Aliança para Investimentos de Alto Impacto na Cúpula do G20 no Rio, visando mitigar pobreza extrema.

O Brasil lidera iniciativa no G20 para combater a pobreza

O Brasil está à frente de uma importante iniciativa dentro do G20, fórum que reúne 19 países, a União Europeia e a União Africana. Esse grupo representa dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional. O lançamento oficial do projeto está previsto para acontecer entre os dias 18 e 19 de novembro, durante a cúpula do G20 no Rio de Janeiro.

Segundo o documento divulgado pelo governo brasileiro, a Aliança vai analisar uma série de políticas públicas com o objetivo de direcionar os investimentos de forma a garantir iniciativas de alto impacto e eficazes em termos de custo.

Os grupos de trabalho estão discutindo medidas para mitigar a pobreza extrema desde o início do ano. Entre as propostas apresentadas pelo Brasil estão programas como Cadastro Único, Bolsa Família, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que auxiliam na alimentação de estudantes de escolas públicas e pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

De acordo com o ex-presidente Lula, nenhum programa será simplesmente copiado de um lugar para outro, sendo adaptado de acordo com as necessidades de cada região.

O governo brasileiro menciona um exemplo prático da atuação da Aliança: financiar e melhorar programas de merenda escolar em áreas remotas, contando com a colaboração de múltiplos parceiros e o apoio de bancos multilaterais de desenvolvimento.

Em entrevista, o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social) se mostrou otimista com a alta adesão dos países à Aliança, enfatizando a importância da participação livre de cada nação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo