DestaqueUOL

Vírus da poliomielite em Gaza preocupa autoridades de saúde internacional e gera campanha de vacinação em massa




Artigo sobre a descoberta do vírus da poliomielite em Gaza

Descoberta do vírus da poliomielite em Gaza preocupa autoridades de saúde

“Isso também pode se espalhar internacionalmente, em um ponto muito alto.” A declaração alarmante de Saparbekov levantou preocupações em relação à descoberta do vírus da poliomielite em Gaza. Funcionários da OMS e da Unicef estão programados para chegar ao local na quinta-feira para coletar amostras de fezes humanas como parte de uma avaliação de risco.

O chefe de saúde de Gaza, Saparbekov, explicou que a avaliação em andamento permitirá que as autoridades de saúde emitam recomendações cruciais. Isso inclui a possibilidade de uma campanha de vacinação em massa, além de determinar o tipo de vacina a ser utilizada e quais faixas etárias precisarão ser imunizadas.

A poliomielite, transmitida principalmente pela via fecal-oral, é uma doença altamente infecciosa que pode causar paralisia ao atingir o sistema nervoso. Ela afeta principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, o que torna a situação ainda mais preocupante.

Diante do cenário, as autoridades militares de Israel anunciaram que começarão a oferecer a vacina contra a poliomielite aos soldados que atuam na Faixa de Gaza. Amostras de teste revelaram a presença do vírus contagioso, o que levou à ação imediata.

Com a cooperação de grupos internacionais, vacinas em quantidade suficiente foram disponibilizadas para imunizar mais de um milhão de pessoas em Gaza, onde reside uma população total de cerca de 2,3 milhões de habitantes. A expectativa é conter a propagação do vírus e proteger a população vulnerável da região.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo