Vídeo de reação de mulheres à derrota de partido de extrema-direita na França é distorcido e compartilhado de forma enganosa

Vídeo viralizado mostra reação distorcida de mulheres à derrota eleitoral na França

Um vídeo que circula nas redes sociais desde julho de 2024 tem causado polêmica ao mostrar mulheres reagindo de forma exaltada à derrota do partido de extrema-direita da França, RN. O conteúdo é acompanhado da legenda que ironiza a reação das “tias do zap de extrema direita” diante do resultado das eleições francesas.

Desconstruindo a narrativa

Apesar da aparente atualidade do vídeo, que foi compartilhado próximo à eleição legislativa da França em junho de 2024, a verdade é que as imagens são de 2022, período em que ocorreu a disputa presidencial no país. Uma busca detalhada por um frame do vídeo revelou que a gravação original foi veiculada pelo jornal francês “La Voix du Nord” em abril de 2022.

Na ocasião, a líder do RN, Marine Le Pen, foi derrotada por Emmanuel Macron nas eleições presidenciais. O vídeo mostra a reação dos militantes do RN à derrota de Le Pen no segundo turno da eleição, que aconteceu em 24 de abril de 2022, na cidade de Hénin-Beaumont, situada no norte da França.

É importante ressaltar que Hénin-Beaumont é um reduto eleitoral de Marine Le Pen e é governada por políticos de extrema-direita. Portanto, a tentativa de associar o vídeo à recente eleição legislativa é uma distorção dos fatos, já que as imagens retratam um acontecimento de dois anos atrás.

Diante disso, é fundamental verificar a veracidade das informações compartilhadas nas redes sociais e não se deixar levar por narrativas distorcidas, que buscam manipular a opinião pública através de informações enganosas.

Sair da versão mobile