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Novo edital de licitação para barcas entre aeroportos no Rio terá trajeto de 15,7 km e custo de R$ 22,50 por viagem.




Rio lança novo edital de licitação para barcas entre os aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont

Rio lança novo edital de licitação para barcas entre os aeroportos Tom Jobim e Santos Dumont

A Prefeitura do Rio publicou, nesta terça-feira (23/07), um novo edital de licitação do projeto das barcas entre os aeroportos Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, e do Galeão e Santos Dumont, no Centro do Rio. O documento passou por ajustes, após avaliação do Tribunal de Contas do Município (TCM).

O novo edital revela que o trajeto de 15,7 quilômetros, pela Baía de Guanabara, terá a duração total de 55 minutos e custará R$22,50. O investimento previsto para implantação e compra das embarcações aumentou de R$106 milhões para R$109,5 milhões. A data da licitação está marcada para o dia 3 de setembro.

A licitação foi embasada em estudos de viabilidade econômica do projeto realizados pela iniciativa privada. Estima-se que 3,5 mil pessoas utilizarão o serviço diariamente, representando cerca de 10% da quantidade de passageiros que circulam pelo Aeroporto Tom Jobim em um dia. O custo para o município do Rio tirar o projeto do papel será de R$24,9 milhões, sendo o restante de responsabilidade da futura concessionária, que poderá explorar o serviço por 30 anos.

O serviço será operado por sete embarcações elétricas, com capacidade para transportar entre 60 e 100 passageiros. A opção por embarcações de baixo calado foi feita pela prefeitura do Rio para evitar a necessidade de obras de dragagem na região. O trajeto funcionará diariamente das 6h às 23h, durando cerca de 35 minutos entre duas estações: uma na região da Marina da Glória ao lado do Santos Dumont e outra na Ilha do Governador, na praia do Galeão.

Na chegada à estação na Estrada do Galeão, o passageiro embarcará em um dos quatro micro-ônibus elétricos até o terminal de destino. O trajeto completo deve levar cerca de 55 minutos, com intervalo de 15 minutos entre os embarques. Cada trecho custará R$22,50. Além do investimento privado, a concessionária vencedora deverá pagar ao Município uma outorga variável de 3% sobre a receita tarifária.

A previsão da Companhia Carioca de Parcerias e Concessões (Ccpar) é que a demanda por este serviço seja maior nos horários de pico, para evitar os congestionamentos na Linha Vermelha e Avenida Brasil. As obras de implantação devem durar aproximadamente dois anos, com o pregão marcado para o dia 3 de setembro.

O terminal do Aeroporto Santos Dumont será construído em uma área da concessão da Marina da Glória, com um custo estimado de R$17,7 milhões. Já o investimento para a implementação do terminal do Galeão é maior, R$25,5 milhões, devido à complexidade da obra. A estação será construída na praia do Galeão, em frente à sede da Universidade Estácio de Sá.

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