MEC promove seminário para discutir eficácia das políticas de cotas raciais nas universidades brasileiras

O secretário substituto da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Cleber Santos Vieira, explicou que o evento será uma oportunidade de conhecer as práticas já adotadas pelas instituições federais de ensino superior e discutir a uniformização dos mecanismos de operacionalização das comissões de heteroidentificação.
No primeiro dia do seminário, estão previstas apresentações de estudos que abordam a dinâmica das comissões nas universidades, bem como as expectativas da comunidade acadêmica formada por pró-reitores de graduação e de ensino. Vieira ressaltou a importância de reconhecer e valorizar o trabalho das instituições de ensino, ouvindo suas experiências e debatendo sobre os métodos já empregados.
A intenção é reunir dados suficientes para propor encaminhamentos e documentos orientadores para o trabalho das bancas de heteroidentificação. O secretário destacou que a diversidade na operacionalização das bancas e comissões é um desafio, e que o seminário busca estabelecer padrões, sempre respeitando a autonomia das instituições federais de educação.
O seminário é uma iniciativa do MEC para valorizar e respeitar o histórico das instituições de ensino que já adotam mecanismos para garantir a eficácia das políticas de cotas. Durante o evento, será possível estimular o diálogo e identificar estratégias que contribuam para a promoção da inclusão e da diversidade no ambiente acadêmico.