
O Roda Viva desta segunda-feira (22) recebe o Doutor Raul Cutait, cirurgião digestivo do Hospital Sírio-Libanês, membro da Academia Nacional de Medicina e professor da Universidade de São Paulo (USP).
No programa, o médico fala sobre o uso da inteligência virtual na medicina. Segundo Raul Cutait, apesar de positiva, a ferramenta não substitui o contato humano.
“Nada substitui o contato pessoal. A inteligência artificial vai ajudar a equacionar as coisas, vai ajudar a interpretar uma série de dados, mas a relação paciente e médico transcende a própria informação, é uma relação de competição e confiança. A inteligência artificial vai ser uma boa arma para o profissional atuar melhor”, avalia.
Para o #RodaViva, o médico Raul Cutait comenta o impacto da inteligência artificial na medicina.
“Nada substitui o contato pessoal, ela só vai ajudar a interpretar os dados”, responde. pic.twitter.com/EcF3fTgi8W
— Roda Viva (@rodaviva) July 23, 2024
Participam da bancada: Gustavo Cabral – imunologista e colunista de Saúde do UOL; Victoria Damasceno – editora de Saúde e iniciativa Todas, da Folha de S.Paulo; Isabela Moya – repórter do jornal o Estado de S.Paulo; Constança Tatsch – jornalista do jornal O Globo; Theo Ruprecht – repórter de ciência e saúde e criador do podcast Ciência Suja.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.