Aumento de atendimentos a clientes de planos de saúde por terapeutas e fisioterapeutas: ANS revela dados de 2019 a 2023.

De acordo com os dados levantados, em 2023, 9,41% do total de beneficiários nessa faixa etária passaram por pelo menos um dos atendimentos analisados, um aumento em relação aos 5,24% registrados em 2019. É importante ressaltar que essa parcela de clientes representa aproximadamente 20% de todos os beneficiários do setor de planos de saúde.
A análise da ANS se concentrou na evolução dos tratamentos continuados, que geralmente são recomendados para pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento. Os dados abrangem consultas e sessões realizadas com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas.
Uma das observações mais relevantes do estudo foi que a maioria dos atendimentos realizados por terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos foram destinados a clientes com até 14 anos de idade, enquanto as consultas com psicólogos e fisioterapeutas foram majoritariamente para a população com mais de 15 anos.
O levantamento também evidenciou um expressivo aumento no número de beneficiários atendidos nas quatro áreas estudadas, com destaque para os atendimentos por terapeutas ocupacionais que registrou um crescimento de 217% em relação a 2019. Além disso, houve um aumento de 112% nos atendimentos por psicólogos e de 82% por fonoaudiólogos.
A ANS ressaltou que, desde o início de 2019, a maioria dos beneficiários atendidos por esses profissionais realizou até três consultas ou sessões por semana. A média de consultas e sessões por beneficiário aumentou para todos os profissionais, sendo a terapia ocupacional a área com maior crescimento.
Segundo o diretor de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, Alexandre Fioranelli, o objetivo deste estudo é promover um debate qualificado sobre a melhoria da atenção à saúde de pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento na saúde suplementar. A disponibilidade de mais detalhes sobre a pesquisa no portal da ANS possibilita uma compreensão mais clara sobre a evolução dos atendimentos e auxilia na identificação de possíveis melhorias nos serviços prestados pelas operadoras e prestadores de saúde.