Agência BrasilDestaque

Vice-presidente Kamala Harris se pronuncia após desistência de Joe Biden em concorrer à reeleição nos EUA, prometendo unir o partido Democrata.

Após o surpreendente anúncio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de desistir de concorrer à reeleição para a presidência, a vice-presidente Kamala Harris tomou a frente e se pronunciou neste domingo (21) em uma rede social. Harris afirmou que trabalhará incansavelmente para unir o Partido Democrata e o país com o objetivo de derrotar o candidato republicano, o ex-presidente Donald Trump.

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para unir o Partido Democrata e unir a nossa nação para derrotar Donald Trump e a sua agenda extrema do Projeto 2025”, declarou Kamala, que também solicitou doações para a sua campanha. O Projeto 2025, mencionado por Harris, consiste nas propostas da direita conservadora dos EUA para reformular o governo norte-americano, as quais foram desenvolvidas pela ultraconservadora Heritage Foundation.

Com a decisão de retirar sua candidatura à presidência, Biden expressou seu apoio à indicação de Kamala como sua substituta. No entanto, Harris ainda precisa ter sua nomeação aprovada pelo Partido Democrata para concorrer à presidência dos Estados Unidos.

Em outra publicação na mesma rede social, Kamala agradeceu a liderança de Biden como presidente e mencionou a honra de receber o apoio do atual presidente. “Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden por sua extraordinária liderança como Presidente dos Estados Unidos e pelas décadas de serviço prestado ao nosso país. Sinto-me honrada por ter o endosso do Presidente e minha intenção é merecer e conquistar esta indicação”, afirmou.

A desistência de Biden foi anunciada em uma declaração na rede social, na qual ele explicou que, apesar de sua intenção original de buscar um novo mandato, percebeu ser do interesse do Partido Democrata e do país a retirada de sua candidatura. O presidente afirmou que se concentrará em seu trabalho até o final de seu mandato, em janeiro de 2025.

Essa decisão de Biden veio após intensa pressão pública e privada de parlamentares democratas e membros do partido, que ficaram descontentes com seu desempenho em um debate televisivo recente contra seu rival republicano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo