Relatório do Pnud destaca sinais de mudanças positivas no mundo em meio aos desafios para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável.

O lançamento do relatório aconteceu no Rio de Janeiro, como parte da programação paralela da Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20. O documento aponta avanços significativos, como o reconhecimento da necessidade de alternativas aos modelos econômicos atuais e a criação de instituições públicas focadas no futuro, superando a visão de curto prazo dos ciclos eleitorais. Além disso, destaca o reconhecimento dos direitos da natureza em diversas esferas, como constituições, leis e conselhos corporativos.
O relatório também ressalta os avanços promissores na inteligência artificial, na cooperação multilateral para exploração do espaço e no fornecimento de energia limpa. Além disso, aponta para um maior engajamento político e participação na democracia. O representante do Pnud, Marcos Athias Neto, destacou a importância da esperança num futuro melhor como impulso para o desenvolvimento humano.
É importante ressaltar que o Signals Spotlight é resultado de um trabalho conjunto de mais de 300 funcionários do Pnud pelo mundo, que monitoram tendências emergentes relacionadas ao desenvolvimento e buscam ideias inovadoras para enfrentar desafios globais de longo prazo. O relatório está disponível online e aborda questões como justiça entre espécies, uso responsável da tecnologia e comunidades conectadas e resilientes.
Com a proximidade da Cúpula do Futuro da ONU, prevista para setembro, o relatório busca antecipar discussões sobre equidade intergeracional e enfatiza a importância de perceber as possibilidades de um futuro melhor, mesmo diante de desafios como conflitos e mudanças climáticas. A publicação do Pnud destaca que o futuro não está predeterminado e que vivemos em um mundo de possibilidades.