
Paulistanos devem manter precauções contra baixa umidade do ar
No início desta semana, os moradores de São Paulo devem ficar atentos às precauções necessárias devido à baixa umidade do ar. Segundo a previsão, os dias serão de sol e algumas nuvens, sem chuva, o que manterá o tempo seco na região.
A variação diária das temperaturas, que podem oscilar entre 12°C e 26°C, será acompanhada por níveis baixos de umidade relativa do ar, próximos de 30%, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura.
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê que a temperatura máxima na capital paulista pode chegar a 30°C nesta segunda-feira. Ao longo da semana, a umidade relativa do ar poderá baixar para 20% e a amplitude térmica chegará a 18°C, conforme a previsão para quinta-feira.
O aviso de baixa umidade foi prorrogado até esta segunda-feira pelo Inmet, sem previsão de mudanças durante a semana. Recomenda-se que a população beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nos horários mais quentes.
Outras regiões do país
No Rio de Janeiro, a temperatura poderá chegar a 34°C nesta segunda-feira e cair para 27°C ao longo da semana. Em Belo Horizonte, as temperaturas oscilam entre 12°C e 27°C a partir de terça-feira.
A falta de chuva será uma característica deste fim de julho, com precipitação abaixo da média em várias regiões do Brasil. No Amazonas, 20 cidades decretaram estado de emergência devido à seca. Em Manaus, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva no início da semana, com temperaturas entre 23°C e 35°C.
O bloqueio atmosférico sobre o Brasil está favorecendo as temperaturas acima da média em julho. No Sul do país, Curitiba terá máximas entre 22°C e 24°C, com previsão de geada na quarta-feira. Florianópolis terá mínimas de 11°C a 14°C e máximas de 23°C. Porto Alegre iniciará a semana entre 7°C e 10°C, com possibilidade de chuva isolada na quinta-feira.