DestaqueUOL

Possibilidade de surto do Nipah preocupa moradores da cidade, que são aconselhados a usar máscaras e evitar aglomerações.

Os moradores da cidade foram aconselhados a usar máscaras como medida preventiva contra o surto do vírus Nipah. Além disso, foram desencorajados a participar de aglomerações em locais públicos, a fim de reduzir o risco de contaminação.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, o médico Anoop Kumar, diretor do Hospital Aster MIMS, de Calecute, afirmou que a possibilidade de um surto é mínima. Ele destacou que o ambiente em torno do paciente infectado será monitorado durante os próximos 10 dias, período que abrange o tempo de incubação do vírus.

O Nipah é um vírus incurável, não há vacina ou tratamento específico para a doença. Os poucos pacientes que sobreviveram ao vírus apresentam sequelas e são estudados pela Organização Internacional de Pesquisas em Saúde de Bangladesh, em busca de compreender como a resposta imunológica desses indivíduos pode contribuir para o desenvolvimento de vacinas.

O que é o Nipah

O Nipah é um vírus altamente letal, identificado pela primeira vez na Malásia há 25 anos. Desde então, foram registrados surtos da doença em países como Bangladesh, Singapura e Índia. A taxa de mortalidade do vírus, para o qual não há vacina, varia de 40% a 75%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os sintomas mais comuns da contaminação pelo Nipah incluem febre alta, vômito e infecção respiratória. Em casos graves, a infecção pode evoluir para convulsões, encefalite e até mesmo levar à morte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo