Museu de Arte Moderna de São Paulo ficará fechado para reforma da marquise
A partir do fim desta semana, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, localizado no parque Ibirapuera, encerrará suas atividades temporariamente. A previsão é que a instituição permaneça fechada até 2025, quando as obras de reforma da marquise próxima ao museu forem concluídas.
As obras na marquise tiveram início em março deste ano e estão estimadas em um custo de R$ 71,9 milhões, custeados pelos cofres públicos. A concessionária Urbia, responsável pela administração do parque, ficou encarregada de realizar as reformas na estrutura.
De acordo com um comunicado emitido pelo MAM, todo o acervo artístico da instituição será armazenado em um galpão especializado, com controle de temperatura e umidade adequados. Além disso, arquivos e equipamentos serão alocados em espaços provisórios durante o período de fechamento.
A marquise, projetada por Oscar Niemeyer e tombada como Patrimônio Histórico, é uma cobertura de concreto armado de 27 mil metros quadrados, sustentada por 120 colunas. Presente no Ibirapuera desde 1954, a marquise possui restrições em relação a alterações em seu projeto original, devido ao seu tombamento.
Por continuar lendo este artigo, apoie o jornalismo independente e de qualidade. Assine já!