DestaqueUOL

Vídeo falso promete indenização de até 7 mil reais, mas governo desmente programa “Indeniza Brasil” e alerta para golpes

Um vídeo manipulado com a imagem do político Marçal está sendo compartilhado nas redes sociais com informações falsas sobre um suposto programa de indenização chamado Indeniza Brasil. Nele, é mencionado que os cidadãos brasileiros teriam direito a sacar até 7 mil reais devido a um vazamento de dados pessoais de mais de 200 milhões de pessoas. No entanto, essa informação é completamente falsa e enganosa.

Por que é falso

O governo federal não tem um programa chamado “Indeniza Brasil”. O site oficial do governo desmentiu a publicação e alertou sobre o risco de golpes financeiros associados a essa informação falsa.

A lei mencionada no vídeo não possui relação com o tema. A suposta “lei número 14.590 de 2022” citada no conteúdo manipulado não existe. Existe uma lei com o mesmo número, mas sancionada em 2023, que trata da gestão de florestas públicas, não de indenizações.

As imagens de Marçal utilizadas no vídeo são de entrevistas antigas e sem relação com o programa falso. Em uma busca no YouTube e em outras fontes confiáveis, não há qualquer menção do político sobre um programa de indenizações. As citações feitas no vídeo foram manipuladas para enganar o público.

Nem Marçal, nem Nikolas Ferreira mencionaram um programa de indenização em pesquisas no Google. Os políticos citados no vídeo falso não têm relação com o suposto programa Indeniza Brasil e não há registros de declarações sobre o assunto em fontes confiáveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo