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TSE estuda campanha nacional para incentivar voto da população negra nas eleições municipais deste ano.




Campanha do TSE incentiva voto da população negra nas eleições municipais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está analisando a viabilidade de lançar uma campanha publicitária nacional com o objetivo de estimular a participação da população negra nas eleições municipais deste ano.

Essa campanha seria inédita na história da corte e surgiu a partir da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Justiça Eleitoral, criada em 2022. O grupo tem se dedicado a estudos e projetos para ampliar a presença dos negros nos processos eleitorais.

A expectativa é que, assim como campanhas anteriores que incentivaram o voto feminino, essa iniciativa possa aumentar a participação dos pardos e pretos nas eleições.

Questionado sobre o assunto, o TSE ressaltou a importância do tema e afirmou que está nos planos da Justiça Eleitoral. Contudo, não foi divulgada uma previsão para o lançamento da campanha nacional.

Atualmente, dos 155,9 milhões de eleitores registrados, 5,45% se declaram pardos e 1,16% se declaram pretos, de acordo com dados do TSE. A coleta de informações sobre cor, gênero e etnia indígena é autodeclaratória e começou em novembro de 2022.

O TSE afirmou em seu site que a qualificação do cadastro eleitoral com esses novos dados é um processo gradual e depende da iniciativa das pessoas para realizar atualizações após a implementação de cada novidade.


BOLA NA REDE

O ex-jogador de futebol Walter Casagrande Júnior e o jornalista Gilvan Ribeiro promoveram o lançamento de uma edição atualizada do livro “Casagrande e seus Demônios” (Record) na semana passada. O evento contou com a presença dos ex-jogadores corintianos Zé Maria e Sollito, bem como do jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha. A ocasião ocorreu na Livraria da Vila da Vila Madalena, em São Paulo, e foi prestigiada por diversos convidados.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

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