
A senadora Kamala Harris desponta como a favorita para assumir a candidatura do Partido Democrata na corrida pela presidência dos Estados Unidos. Após duras críticas no cenário político, o atual presidente Joe Biden anunciou sua desistência da reeleição, trazendo o nome de Harris de volta aos holofotes neste domingo (21).
Kamala Harris, de 59 anos, nasceu em Oakland, Califórnia, em 20 de outubro de 1964, filha de uma mãe indiana, Shyamala Gopalan, pesquisadora do câncer de mama e ativista de direitos civis, e de um pai jamaicano, Donald Harris, economista. Harris é formada em Direito e Ciências Políticas, com experiência como promotora, procuradora e senadora nos Estados Unidos.
A primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-presidente norte-americana, Kamala se destacou como defensora dos imigrantes e do direito ao aborto, o que contribuiu para sua popularidade entre os eleitores jovens. Casada com Doug Emhoff, advogado especializado em direito de mídia, esportes e entretenimento, Kamala Harris possui dois enteados fruto do primeiro casamento de Emhoff.
Apoio de Joe Biden para Kamala Harris
Pouco depois de anunciar sua decisão de não concorrer à reeleição, Joe Biden manifestou publicamente seu apoio à indicação de Kamala Harris como candidata de seu partido. Em suas redes sociais, Biden declarou: “Minha primeira decisão como candidato do partido em 2020 foi escolher Kamala Harris como minha vice-presidente. E foi a melhor decisão que tomei. Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso”.