Agência BrasilDestaque

Joe Biden desiste de concorrer à reeleição e endossa Kamala Harris como candidata do Partido Democrata contra Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pegou todos de surpresa ao anunciar neste domingo (21) que não irá concorrer à reeleição em uma disputa contra Donald Trump. Através de uma postagem nas redes sociais, Biden comunicou que permanecerá em seu papel como presidente e comandante-chefe até o final de seu mandato em janeiro de 2025.

Em uma carta publicada na rede social, Joe Biden expressou que servir como presidente foi a maior honra de sua vida, mas que, apesar de sua intenção inicial de buscar a reeleição, decidiu que é do melhor interesse de seu partido e do país se afastar da corrida eleitoral e focar unicamente no cumprimento de seus deveres como presidente pelo restante de seu mandato.

O anúncio de Biden veio após uma pressão tanto pública quanto privada de parlamentares democratas e membros do partido, motivada pelo desempenho considerado fraco do presidente em um debate televisivo com seu rival republicano Donald Trump no mês passado.

Na carta, Biden também destacou os progressos conquistados pelos Estados Unidos nos últimos três anos e meio, mencionando a expansão do acesso aos serviços de saúde, a legislação sobre armas e a indicação da primeira mulher negra para a Suprema Corte.

Em relação à sucessão, Biden afirmou seu total apoio e endosso à vice-presidente Kamala Harris para enfrentar Donald Trump nas eleições. Ele ressaltou sua escolha de Harris como vice-presidente e classificou como a melhor decisão que tomou.

Por outro lado, o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou à CNN que acredita ser mais fácil derrotar Kamala Harris do que Joe Biden nas eleições de novembro.

Com a confirmação de Joe Biden de que não buscará a reeleição, a cena política americana certamente sofrerá mudanças significativas. Resta agora acompanhar a evolução dos acontecimentos e a definição dos candidatos que disputarão a presidência dos Estados Unidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo