
No fim da manhã de hoje (20), detentos da Penitenciária I de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, protagonizaram um motim na unidade. Informações sobre possíveis feridos e as causas do tumulto ainda não foram divulgadas.
📰 LEIA MAIS: Homem que atropelou ciclista escondeu carro e tentou negar crime
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o motim foi controlado e a situação está sob controle, sem reféns.
O Grupo de Intervenção Rápida, composto por agentes penitenciários, está atuando no local para garantir a segurança.
Neste momento, a secretaria está realizando uma avaliação dos danos causados em dois dos pavilhões.
“Tragédia anunciada”
Em nota, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado São Paulo (Sifuspesp) afirmou que a rebelião em Franco da Rocha era algo previsto há anos.
O sindicato denunciou a falta de investimento no sistema prisional e o déficit de policiais penais, destacando o aumento da violência contra os servidores e o alarmante número de fugas e motins registrados nos últimos anos.
O Sifuspesp aponta um aumento significativo da violência no sistema prisional paulista em 2024, ressaltando agressões e assassinatos dentro das unidades como consequência direta do descaso com a segurança pública.
Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária, a Penitenciária I de Franco da Rocha, que tem capacidade para 914 detentos, abriga atualmente 1.398 pessoas.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos