DestaqueUOL

Israel será responsabilizado por ataque a cidade portuária de Hodeida, alerta líder houthi apoiado pelo Irã.




Israel pagará por ataque a cidade iemenita, alertam houthis

Israel pagará por ataque a cidade iemenita, alertam houthis

Um responsável do movimento rebelde houthi, apoiado pelo Irã, alertou neste sábado (20) que Israel “pagará” por ter atacado a cidade portuária iemenita de Hodeida, sob controle dos houthis. Mohamed al Bukhaiti, membro do bureau político houthi, declarou em uma mensagem nas redes sociais que a “entidade sionista” terá que responder pelos ataques a instalações civis, e que qualquer escalada será respondida com uma escalada por parte dos houthis.

Os houthis têm se posicionado como uma força de resistência contra intervenções estrangeiras no Iêmen, especialmente por parte de potências como os Estados Unidos e Israel, que têm apoiado o governo iemenita na luta contra os rebeldes. A cidade de Hodeida, por sua importância estratégica como um dos principais portos do país, tem sido um ponto focal dos confrontos entre as partes envolvidas no conflito.

Apesar dos esforços da comunidade internacional para buscar uma solução pacífica para o conflito no Iêmen, a situação continua extremamente volátil e sujeita a escaladas de violência. A declaração de Mohamed al Bukhaiti reflete a tensão crescente entre os houthis e Israel, e sugere que o conflito está longe de ser resolvido.

Os próximos passos das partes envolvidas no conflito no Iêmen serão cruciais para determinar o desenrolar dos acontecimentos e se haverá uma escalada ainda maior de violência na região. Enquanto isso, a população civil em áreas como Hodeida continua a sofrer as consequências devastadoras da guerra.

bur/kir/meb/eg/aa


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo